terça-feira, 4 de junho de 2013

ESTUDO DIRIGIDO

Olá Alun@s, boa tarde!
Abaixo seguem as questões do estudo dirigido referente a aula passada!!!


COLÉGIO ESTADUAL REGINA SIMÕES
DISCIPLINA: BIOLOGIA                   EIXO VII N2    EJA      PROFESSORA: ÉRIKA CERQUEIRA
04 de Junho 2013
ESTUDO DIRIGIDO

ORIENTAÇÕES:
-    Responder as questões fundamentadas na aula passada (28.05.2013).
- A correção será na próxima aula.
 
1. Animais carnívoros que se alimentam somente de roedores são classificadas como:
a) Consumidores primários
b) Consumidores secundários
c) Consumidores terciários
d) Decompositores

2. (UFC-CE) Leia com atenção o texto a seguir.
“Todo ano o ciclo da vida se repete no Pantanal Matogrossense. Durante a estação das chuvas, os rios transbordam e alagam os campos onde se formam banhados, lagoas e corixos temporários. O gado é levado em comitivas para as partes altas. Aproveitando a inundação, os peixes saem dos rios e espalham-se por toda a área inundada. Quando as chuvas param e os rios voltam a seus leitos, milhões de peixes ficam aprisionados nas lagoas. É um banquete para aves, jacarés e ariranhas. Os pastos, renovados pela matéria orgânica trazida pela água, crescem verdes atraindo cervos, capivaras e outros animais que convivem com o gado, os quais, por sua vez, atraem onças e jaguatiricas.”
(Revista VEJA, 02 de junho de 1999)

Com base no texto anterior, assinale a alternativa que representa uma cadeia alimentar, começando pelos produtores e terminando com os consumidores secundários:

a) Rios, ariranhas e peixes.
b) Pastos, capivaras e onças.
c) Campos, gado e capivaras.
d) Pastos, jacarés e aves.
e) Campos, jaguatiricas e cervos.

3. (UFPE) Os seres vivos não são entidades isoladas. Eles interagem em seu ambiente com outros seres vivos e com componentes físicos e químicos. São afetados pelas condições desse ambiente. Com relação ao ecossistema marinho, assinale a alternativa correta:
a) O Zooplâncton e o Fitoplâncton representam os organismos produtores (autotróficos) nas cadeias alimentares marinhas.
b) Os consumidores secundários e terciários, nos mares, são representados principalmente por peixes.
c) No ambiente marinho, não existem decompositores.
d) As diatomáceas são os principais representantes do Zooplâncton.
e) Todos os seres do Zooplâncton marinho são macroscópicos.

4. Leia as afirmativas abaixo relativas às cadeias alimentares:
I.  As cadeias alimentares podem ocorrer isoladamente em um ecossistema.
II.  Podemos definir cadeias alimentares como sendo uma sequência de organismos que dependem uns dos outros para se alimentarem.
III. Em alguns casos, encontramos organismos produtores no primeiro trófico de uma cadeia alimentar.
IV. Os decompositores são fungos e bactérias que também participam da cadeia alimentar e são eles os responsáveis por devolverem à natureza os nutrientes que retiram da matéria orgânica.

Estão corretas as afirmativas:
a) I e II
b) III e IV
c) Somente IV
d) II e IV
e) I e III

5. Assinale a alternativa que contém as palavras que completam a seguinte frase:
Em uma cadeia alimentar, os __________se alimentam dos _________, pois eles são seres _______ capazes de produzirem o próprio alimento e sempre ocupam o ________ nível trófico de qualquer cadeia alimentar.
a) Consumidores primários, produtores, autótrofos, primeiro.
b) Consumidores secundários, Consumidores primários, heterótrofos, primeiro.
c) Consumidores primários, decompositores, autótrofos, segundo.
d) Consumidores terciários, saprófagos, heterótrofos, último.

6. (UDESC 2008)  A teia alimentar mostrada abaixo apresenta as relações entre os diversos tipos de organismos. Sobre isso, é incorreto afirmar:

a.      Existe apenas um representante dos organismos produtores
b.      Apenas dois organismos representados na teia podem ser considerados como consumidor secundário e terciário ao mesmo tempo.
c.        Fungos e bactérias representam os decompositores;
d.      Na teia, os consumidores primários estão representados por dois organismos.
e.       Existe apenas um consumidor estritamente secundário.

7. (UFPR 2010) Abaixo estão representados três exemplos de cadeias alimentares na coluna da esquerda e, na coluna da direita, três pirâmides que expressam o número relativo de indivíduos em cada nível, numa situação de equilíbrio ecológico. Relacione as cadeias alimentares da coluna da esquerda com as pirâmides da direita.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

a.      1, 2,3
b.      1,3,2
c.        3,1,2
d.      2,1,3
e.       3,2,1

8. As relações entre os seres vivos podem ser classificadas como harmônicas ou desarmônicas. São harmônicas quando não há nenhum tipo de prejuízo entre os organismos envolvidos. São desarmônicas quando pelo menos uma das espécies envolvidas é prejudicada.

Observe as relações abaixo descritas:
I- Relação harmônica em que ambas as espécies são beneficiadas.
II- Relação harmônica em que apenas uma espécie é beneficiada.
III- Relação desarmônica em que uma única espécie é prejudicada.
IV- Relação desarmônica em que ambas as espécies são prejudicadas.

As relações ecológicas de comensalismo, inquilinismo, mutualismo, predatismo, parasitismo e competição enquadram-se em quais das representações acima (I, II, III, IV)?
I- _________________________________
II- _________________________________
III- _________________________________
IV- _________________________________

9. Um mosquito, quando pousa sobre a pele de uma pessoa, coloca rapidamente seu aparelho bucal para funcionar. Uma espécie de agulha perfura a pele da vítima e ele suga o sangue. Substâncias presentes na saliva do mosquito impedem que o sangue coagule (solidifique), podendo, assim, ser sugado com facilidade. A substância anticoagulante que existe na saliva dos mosquitos é que pode provocar reações alérgicas nas pessoas:

a) Como se chama a relação entre o mosquito e o ser humano? Justifique sua resposta.
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________

b) Que papel desempenhamos nessa relação?
_______________________________________________________________





10. Observe a figura:



Identifique as relações ecológicas estabelecidas entre e justifique sua resposta:
a)     O falcão e o rato:
______________________________________________________
______________________________________________________
b) O carrapato e o piolho que vivem no falcão:
______________________________________________________
______________________________________________________
c) A pulga e o rato:
______________________________________________________
______________________________________________________

11. Observe a figura abaixo:

Infestação por piolhos e lêndeas
a) Quem é o hospedeiro? E quais são o(s) parasita(s)?
- Hospedeiro: _____________________________________________
- Parasita(s): ______________________________________________

b) Que relação existe entre os seres vivos representados?
_________________________________________________________________________________

c) Classifique a relação quanto à harmonia:
________________________________________________________________________________


11. Explique quais são as relações harmônicas e desarmônicas que podem ocorrer entre os animais e cite exemplo para cada uma delas.

12. Esquematize uma cadeia alimentar.

13. Esquematize uma teia alimentar.



OBS.: ENVIAREI ESSE ARQUIVO PARA O E-MAIL DA ESCOLA, ONDE VOCÊS PODEM PEGAR PARA FAZER REPRODUÇÃO (CÓPIA)!

OBS.: CASO ALGUÉM DESEJE RECEBER NO E-MAIL, DEIXE O ENDEREÇO NO CAMPO DE COMENTÁRIOS.

BONS ESTUDOS!!!
PROFESSORA ÉRIKA CERQUEIRA



Nenhum comentário:

Postar um comentário